Rua Joaquim Antunes, 767 cj. 75 - Pinheiros

São Paulo -  SP - CEP 05415-012

Tel:  011  - 3063 3787 

Cel.: 011- 9 9912 0787

Dependências Químicas

Caso não a use, o paciente pode apresentar sintomas de abstinência (geralmente físicos), ou fissura (vontade imensa e incontrolável de usar a substancia), o que faz com que busque a droga imediatamente. Neste estágio, o paciente não tem mais controle sobre o uso da substancia.

As dependências químicas têm origem multifatorial.

Eu as vejo, na maioria das vezes, como uma forma do paciente amenizar uma dor emocional, por um transtorno de ansiedade, ou depressão, ou transtorno afetivo bipolar, ou outros quadros psíquicos, não diagnosticados e consequentemente não tratados anteriormente, que quando o paciente experimenta a substancia, sente algum alívio, ou diminuição de seu sofrimento, fazendo, então, com que ele queira repetir aquela sensação. Dali um tempo, que pode variar, de pessoa para pessoa, estará instalada a dependência.

Durante o tratamento, o sucesso depende, a meu ver, de nós psiquiatras conseguirmos fazer o diagnóstico e o tratamento do transtorno de base do paciente. Aí, e só então, ele prescindirá das drogas, as quais tornou-se dependente.

É imprescindível, também, o comprometimento e acompanhamento da família ao tratamento, inclusive, com psicanalise ou alguma psicoterapia familiar.

Importante as participações em reuniões de grupos de ajuda mútua, como AA, AAA, NA, Alanon, Amor Exigente, e outros.

Dependências Químicas são transtornos psiquiátricos causados por usos frequentes e constantes de drogas que estimulam, inibem ou perturbam o SNC - Sistema Nervoso Central, com consequências físicas, psíquicas, familiares, sociais e profissionais.AAA, NA, Alanon, Amor Exigente, e outros.

​O paciente começa experimentando, em seguida, usando socialmente, depois aumentando as quantidades e chegando aos abusos, posteriormente intensificando a frequência até chegar ao uso diário, e possivelmente, aí já estará instalada a dependência, pois já necessitará da tal droga desde que acorda.